Entendendo o Joanete com Dr. Fabio Watanabe
Dr. Fabio Watanabe é especialista em cirurgia de pé e tornozelo pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 2002; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo (ABTPE); Internacional Member da Academia Americana de Cirurgia Ortopédica – AAOS.
“A melhor forma de evitar o joanete é utilizar sempre calçados confortáveis e adequados aos seus pés”
ORTOCITY – O que é o joanete?
Dr. Fabio Watanabe – O joanete é cientificamente chamado de hállux valgo. O termo hállux tem origem no latim e significa dedo maior e valgo é um termo médico, que significa desvio angular da articulação com um afastamento da linha média do corpo, ou seja, no joanete ou hállux valgo ocorre um desvio da ponta do dedo maior para a lateral do corpo.
ORTOCITY – Qual a causa do joanete?
Dr. Fabio Watanabe – O joanete ocorre por uma série de fatores diferentes, que se dividem em fatores intrínsecos e extrínsecos, sendo os mais importantes à história familiar da doença e a utilização de sapatos inadequados (sapatos de bico fino e salto alto).
ORTOCITY – O joanete só ocorre em pessoas adultas/mulheres?
Dr. Fabio Watanabe – Não, existe a ocorrência do joanete em adolescente ou crianças, não sendo uma alteração tão comum, sendo chamado de hallux valgo juvenil. O joanete pode ocorrer na ponta do dedo, entre as falanges do dedo, sendo chamado de hállux valgo interefalangico, ou ainda, pode ocorrer no dedinho, sendo chamado de joanete de sastre ou joanete do costureiro. A incidência de joanete por sexo é de 9 mulheres para 1 homem.
ORTOCITY – A dor do joanete pode ser tratada sem cirurgia?
Dr. Fabio Watanabe – O tratamento do joanete é eminentemente cirúrgico. Evitar a utilização de calçados de bico e salto alto, faz com que a deformidade progrida de maneira mais lenta.
ORTOCITY – Qual o objetivo do tratamento cirúrgico para o joanete?
Dr. Fabio Watanabe – O tratamento do joanate se baseia em restaurar a angulação do dedo/metatarso para dentro de um padrão de normalidade. Existem inúmeras técnicas diferentes para realizar tal procedimento, sendo o ortopedista especializado em cirurgia do pé e tornozelo a melhor pessoa para verificar qual o melhor procedimento para o seu caso.
ORTOCITY – Como é o pós-operatório?
Dr. Fabio Watanabe – Com o desenvolvimento de técnicas cada vez mais modernas para fixação e estabilização das osteotomias, acaba não sendo mais necessário a utilização de imobilizações gessadas no pós-operatório, sendo possível andar precocemente com a utilização de sandália especial.
ORTOCITY – Que resultados podem ser esperados da cirurgia do joanete?
Dr. Fabio Watanabe – Melhora do quadro de dores e um andar mais confortável, evitando a formação de calosidades nos pés.
ORTOCITY – O joanete pode voltar?
Dr. Fabio Watanabe – Com a indicação correta da técnica a ser utilizada, a recidiva do joanete é rara. Existem limitações quanto a utilização de calçados, novamente sapatos de salto alto e bico fino, podendo ser utilizados esporadicamente. Estima-se que a incidência de deformidades no dedo do pé na população em geral, onde o joanete é o mais comum, gire em torne de 30%. Em populações onde não se utiliza calçados a incidência da deformidade é de cerca de 4%.
Em caso de dúvidas o seu médico deverá sempre ser consultado.
Dr. Fabio Watanabe
Ortopedista Especializado em cirurgia do Pé e Tornozelo
CRM 91.599
Responsável Técnico: Dr. Aires Duarte Junior CRM: 36.951
Agende sua consulta
Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.