Artroplastia (prótese) total de quadril via anterior (pelo Dr Ricardo Iwasaki)
Prótese total do quadril é um termo muito genérico , pois existem diferentes modelos de prótese, diferentes técnicas de fixação da prótese com o osso e também diferentes vias de acesso(incisões) para a colocação dos implantes.
As próteses evoluíram muito nas últimas décadas, composta de materiais cada vez mais resistentes, com menor atrito, revestidas com material que propiciam melhor integração com o osso e com formatos mais anatômicos, as próteses de quadril vêm apresentando resultados a longo prazo cada vez melhores.
A via de acesso é uma etapa da técnica cirúrgica, por onde é acessada a articulação do quadril e a prótese é implantada. Ela pode ser anterior, lateral ou posterior. Cada cirurgião opta pela via de acesso que está mais habituado ou que seja mais segura individualmente para cada paciente.
Recentemente, a via de acesso anterior vem se destacando por apresentar reabilitação mais rápida do paciente, com diminuição do tempo de uso de suportes externos como muletas ou andador, menor período de internação e, consequentemente a tudo isso, retorno precoce às atividades cotidianas e ao trabalho. Isso se deve pelo fato de que na via anterior nenhum tendão ou músculo é seccionado, e pelo fato da abertura entre os músculos realizada nessa via também ser um plano internervoso (isso significa uma menor possibilidade de algum músculo sofrer denervação). Sendo assim, no pós-operatório imediato todos os músculos já estarão funcionando e podem ser recrutados assim que passar o efeito da anestesia.
A via anterior também se destaca quanto à estabilidade, com índices de luxação da prótese (quando a prótese desencaixa) quase inexistente. Isso acontece pela preservação de grande parte das estruturas ligamentares e capsulares do quadril devido à técnica menos invasiva, e também porque o uso da radioscopia (raio-x intra-operatório), facilitada com o paciente na posição supina, auxilia o cirurgião quanto ao posicionamento dos componentes da prótese e no controle do comprimento do quadril operado. Tudo isso somado aumenta substancialmente a estabilidade da prótese.
Dr. Ricardo Iwasaki
Cirugia do Quadril, Trauma | CRM: 93.943
Agende sua consulta
Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.