Orientações para cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior | Ortocity | Clínica Ortopédica e de Reabilitação em São Paulo

Notícias

Home > Notícias

Orientações para cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior

 

A reconstrução do ligamento cruzado anterior é uma cirurgia com ótimos resultados, mas, para tanto, é necessário um correto entendimento e adesão aos cuidados pré e pós operatório. Por isso, as orientações para a cirurgia do ligamento cruzado anterior devem ser seguidas à risca para a plena e saudável recuperação!!!! 

O Dr. João Paulo Cortez de Sant’Anna (CRM: 165.876), ortopedista especialista em joelhos, explica todas as medidas necessárias para a cirurgia. Confira!

 

Orientações para antes da cirurgia do ligamento cruzado anterior

 

Dr. João orienta que, antes da cirurgia, seja evitado o uso de anti-inflamatório, AAS e Ginko Biloba. O uso de anticoncepcional oral também deve ser suspenso 30 dias antes do procedimento. 

Na consulta que antecede a cirurgia, é importante informar ao médico: 

  • Se você é sensível ou tem alergia a algum medicamento, látex, fita adesiva e agentes anestésicos (local e geral);
  • Se você tem histórico de distúrbio hemorrágico ou se está em uso de algum medicamento anticoagulante, aspirina ou outros medicamentos que afetam a coagulação do sangue. Pode ser necessário interromper esses medicamentos antes do procedimento;
  • Se está grávida ou com suspeita de gravidez;
  • Durante a cirurgia, não será permitido:
  •  Cílios postiços (fio a fio, postiços, entre outros);
  •  Piercing (independentemente do local);
  •  Unhas postiças (fibra de vidro, porcelana, acrigel, acrilico, entre outras);
  • Cabelo artificial (artificial, prótese capilar, alongamento, dread, mega hair, tererê, Kanecalon, entre outros);
  •  Acessórios, como aliança, anéis, brincos, correntes e pulseiras.

 

Orientações para o dia da cirurgia

 

No dia da cirurgia, esteja no hospital no horário informado, leve os documentos necessários, além de todos os exames laboratoriais, de imagem e, se houver, a avaliação do anestesista e/ou cardiologista. 

Mantenha o jejum de oito horas, incluindo líquidos. Medicamentos para controle da pressão arterial podem ser ingeridos com o mínimo de água.

O anestesista fará uma avaliação pré-anestésica e informará qual a melhor opção de anestesia.

Se houver excesso de pelos no local da cirurgia, eles poderão ser removidos na sala de cirurgia antes do procedimento cirúrgico.

“Ao término do procedimento cirúrgico, o paciente é encaminhado à sala de recuperação anestésica e posteriormente ao leito hospitalar. A reconstrução do ligamento cruzado anterior de joelho requer uma estadia no hospital de dois dias em média. Normalmente, o paciente recebe alta hospitalar na manhã após a cirurgia”, explica Dr. João.

 

Orientações para após a cirurgia 

 

No momento da alta, você receberá todas as informações necessárias, inclusive receita de medicamentos para controle da dor e prevenção de trombose, caso seja necessário.

Em casa, é importante manter a área cirúrgica limpa e seca. Na hora do banho, proteja o curativo com papel filme.

O uso de meia elástica de média compressão é normalmente indicado durante os primeiros 20 dias após a cirurgia (elas devem ser retiradas durante a noite).

É importante mover o pé e o tornozelo várias vezes durante o dia para estimular a circulação sanguínea e reduzir o inchaço do membro operado. 

Você também pode usar muleta e apoiar o pé delicadamente de acordo com a orientação médica. 

Os pontos cirúrgicos serão removidos entre 15 e 21 dias no consultório.

Você pode retomar a dieta normal, a menos que seu médico o aconselhe de forma diferente. 

Não dirigir até que seu médico o libere. Outras restrições de atividade podem ser aplicadas. A recuperação total da cirurgia pode levar vários meses.

 

Procure seu médico em casos de: 

  •  Febre;
  •  Vermelhidão, inchaço, sangramento ou qualquer outra saída de líquido do local da incisão;
  •  Dor ao redor do local da cirurgia sem melhora com as medicações prescritas.

O retorno ao ambulatório ocorre  na data programada pelo médico, em geral, entre 7 e 15 dias após o procedimento cirúrgico.

O atestado médico e/ou relatório de afastamento são fornecidos no retorno ambulatorial.

Gostou de saber sobre as orientações para cirurgia de ligamento cruzado? Continue acompanhando o blog da Ortocity e nos siga no Facebook e Instagram para mais informações sobre a ortopedia!

Dr. João Sant'Anna
Ortopedista | CRM: 165.876

Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Warning: file_put_contents(/var/www/html/wp-content/cache/et/et-file--image_responsive_metadata.data): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wp-content/themes/Divi/core/components/cache/File.php on line 107 Warning: file_put_contents(/var/www/html/wp-content/cache/et/et-file--attachment_id_by_url.data): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wp-content/themes/Divi/core/components/cache/File.php on line 107