As articulações podem ser definidas como o ponto de união entre dois ou mais ossos, e são estruturas essenciais para a mobilidade do corpo humano. Conheça agora algumas curiosidades sobre elas!
- O joelho é a maior articulação do corpo humano
Não apenas isso como também é uma das mais vulneráveis, uma vez que esta região está mais suscetível a sofrer lesões e desgaste.
- As mulheres são as que mais sofrem com lesões no joelho
Ainda sobre os joelhos, pesquisas publicadas nos últimos 20 anos apontam que as mulheres sofrem com lesões nesta região sete vezes mais do que os homens, principalmente às custas das lesões degenerativas.
- O ombro é uma das articulações mais complexa do corpo
Formada por 20 músculos, 3 articulações ósseas e 2 articulações funcionais, esse conjunto permite uma mobilidade diferenciada e maior do que todas as demais articulações, servindo também para estabilizar as mãos, levantar, empurrar e elevar o corpo.
- As articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum
Apesar das diferentes variações entre elas, as articulações podem, com base na classificação histológica, ser dividas em 3 grupos:
- Fibrosas: é frequentemente uma articulação fixa e é onde o tecido fibroso, composto, principalmente, de colágeno, conecta os ossos. As articulações fibrosas geralmente são imóveis;
- Cartilaginosas: neste tipo de articulação, os ossos são fixados por cartilagem, e podem ser, ainda, classificadas como primárias e secundárias.
- Sinoviais: são móveis e frequentemente consideradas as principais articulações funcionais do corpo.
- Um movimento, um estalo
Quem nunca ouviu uma parte do corpo estalando ao fazer algum movimento? Esse barulho acontece por causa da presença do líquido sinovial nas articulações, que parece com um lubrificante e contém gases. É a liberação e a vibração desses gases que gera o som.
- Artrite reumatoide
Essa doença inflamatória, crônica e autoimune que afeta as articulações possui causas ainda incertas e acomete cerca de 2 milhões de pessoas só no Brasil.
- Dores nas articulações podem indicar mudanças no tempo
Não é superstição: evidências científicas confirmam que a mudança no clima pode mesmo provocar mais dores nas articulações daqueles que têm alguma patologia crônica, como a artrite ou uma hérnia de disco.
Cerca de 67% das pessoas com dores crônicas sentem piora em seus sintomas quando há alterações climáticas, e na maioria dos casos isso acontece antes mesmo da mudança do tempo realmente acontecer.
Que tal contar com um time de profissionais incríveis para cuidar da saúde dos seus ossos e articulações? Agende uma consulta pelo WhatsApp.
Agende sua consulta
Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.