Ácido hialurônico no joelho: quando é indicado e como é aplicado?
O ácido hialurônico virou um queridinho da dermatologia para evitar a flacidez da pele e linhas de expressão, mas não é apenas nessa área da medicina que ele faz sucesso, a ortopedia usa o ácido hialurônico no joelho e em outras articulações para o tratamento da artrose.
Despertamos a sua curiosidade? O Dr. Maurício Martinelli Filho (CRM: 72.269), ortopedista especialista em joelho da Ortocity, explica para você tudo sobre o tratamento com ácido hialurônico no joelho, também chamado de infiltração intra-articular com ácido hialurônico ou de viscossuplementação.
Afinal, o que é o ácido hialurônico?
Dr. Maurício esclarece que o ácido hialurônico é um polissacarídeo de alto peso molecular que é encontrado difundido no tecido epitelial (que reveste e protege a superfície do corpo, órgãos e cavidades corporais), tecido conectivo (que tem como função fornecer sustentação, preencher os espaços entre os tecidos e nutri-los) e tecido nervoso (que recebe, interpreta e responde aos estímulos do organismo) dos animais vertebrados.
Em relação às articulações, o ácido hialurônico é a substância mais importante que compõe o líquido sinovial, que tem como principais funções a lubrificação da articulação, a absorção de impactos mecânicos, a redução do atrito entre as extremidades ósseas, as propriedades viscoelásticas, a eliminação de radicais livres e a regulação das atividades celulares.
Já na cartilagem articular (tecido que reveste a articulação), o ácido hialurônico é um componente onipresente nas matrizes extracelulares e desempenha funções essenciais para a manutenção de propriedades mecânicas.
Quando é indicado o ácido hialurônico no joelho?
O ácido hialurônico é infiltrado no interior das articulações por meio de injeções para cuidar da dor no joelho causada pela artrose em pacientes que já trataram com analgésicos e com outros tratamentos que não funcionaram bem.
O joelho é o local mais comum de aplicações intra-articulares de ácido hialurônico, mas o procedimento também pode ser feito na artrose no quadril ou em outras articulações.
“A infiltração com ácido hialurônico parece funcionar melhor em pessoas com artrose leve ou moderada e o tratamento pode fazer sentido, especialmente, na tentativa de adiar um procedimento cirúrgico. O mais comum é utilizar a viscossuplementação para tratar a osteoartrose degenerativa, mas a técnica também pode beneficiar pessoas com outros tipos de artrite, como a artrite reumatoide”, explica Dr. Maurício.
Embora a infiltração com ácido hialurônico não restaure e nem substitua todas as propriedades e atividades do ácido hialurônico endógeno, aquele que é produzido pelo próprio corpo dentro da articulação, o procedimento consegue promover um alívio satisfatório e prolongado da dor e, consequente, melhora a função da articulação por meio de vários mecanismos, como o efeito anti-inflamatório, a restauração das propriedades viscoelásticas do líquido sinovial, a indução da síntese do ácido hialurônico, a estimulação da proliferação de condrócitos (células que formam a cartilagem) e a redução da degradação da cartilagem.
“Não se deve esperar que a injeção de ácido hialurônico alivie os sintomas imediatamente. Pode levar algumas semanas antes que comece a fazer diferença, porém o alívio dos sintomas pode durar por vários meses. Se a viscossuplementação for eficaz, pode-se repetir a injeção a cada seis meses”, explica Dr. Maurício.
Como é realizada a infiltração do ácido hialurônico no joelho?
Apesar de ser um tratamento que ajuda muito quem sofre de artrose nas articulações, o procedimento é simples, leva em torno de 10 minutos e pode ser realizado em um consultório médico.
“Para fazer a infiltração intra-articular, o ortopedista ou reumatologista limpa a área que receberá a injeção. Depois, ele aplica uma injeção com um anestésico local na área ao redor da articulação para a redução da dor ou do desconforto durante o procedimento. Se houver um excesso de fluido na articulação, o médico pode remover uma pequena quantidade antes de realizar a viscossuplementação. Para finalizar, o profissional aplica a injeção de ácido hialurônico no espaço articular e coloca um pequeno curativo no local da injeção”, esclarece Dr. Maurício.
O processo de aplicação de ácido hialurônico dói?
Em alguns casos, o procedimento pode gerar uma leve dor, calor e inchaço, mas esses sintomas geralmente não duram muito. O Dr. Maurício normalmente recomenda uma bolsa de gelo no local ou o uso de analgésicos via oral para aliviar a dor nesses casos.
Quais são os riscos e complicações do tratamento com a viscossuplementação?
A maioria das pessoas não tem problemas após a viscossuplementação, mas uma pequena porcentagem dos pacientes pode apresentar algum tipo de complicação.
O problema mais comum é um quadro inflamatório logo após a injeção, podendo causar dor e inchaço adicionais no curto prazo. Existem também complicações bem mais raras, como sangramento local, reação alérgica, dor no local da injeção e infecção.
Existe chance da infiltração intra-articular não funcionar?
Da mesma forma do que grande parte dos procedimentos médicos, há também a possibilidade de o tratamento não ajudar de forma eficaz os sintomas ou não atingir as expectativas do paciente, por isso é recomendado que você tenha uma boa conversa com o médico para entender bem a indicação do procedimento e o resultado esperado, assim como as chances de falha e as possíveis complicações.
A Ortocity tem profissionais especializados em joelho, além de contar com toda a estrutura para a aplicação do ácido hialurônico no joelho!
Ortopedista | CRM: 72.269
Agende sua consulta
Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.